sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Opinião

A cada dois anos o Colégio Estadual promove as eleições do Grêmio Estudantil tendo como objetivo estimular o interesse dos alunos pela participação nas decisões e projetos da escola. Ao pesquisar a respeito desse assunto, descobrimos pessoas que hoje são professores dessa escola e que há algum tempo foram líderes estudantis que, com toda a força jovem, lutavam pelo direito dos estudantes de serem representados por um grupo nas diversas situações em que o seu interesse estivesse em jogo.
O atual Diretor João Bosco Rodrigues Lima e ex-aluno do Colégio Estadual foi líder do grêmio desta escola em sua época de estudante. Enquanto representante dos alunos, estava sempre buscando incrementar novas ideias e proporcionar melhorias para os estudantes. Como ele mesmo disse em conversa com a equipe Ideal Expressão “em primeiro lugar , a liderança deve ser positiva, deve influenciar os outros, mostrar seus valores, ajudar os demais alunos, incentivar, motivar”.
No entanto, o que se tem visto é uma falta de atuação de alguns grupos gremistas. Deixam a desejar quanto à participação e ao cumprimento de regras que todo grupo deve ter. Parece que há uma falta de interesse ou até mesmo de informação sobre qual deve ser o papel de um grêmio. Portanto, ainda em nossa conversa com o Diretor Bosco, perguntamos sobre as principais diferenças entre a atuação do grêmio em sua época e a atuação de alguns grupos gremistas da atualidade. Ele apontou como principal diferença o fato de os alunos naquela época serem mais politizados e estarem sempre em busca de novos conhecimentos sobre os movimentos sociais, sobre a história e os acontecimentos mundiais. Conforme o que aprendiam, passavam a se posicionar melhor diante dos fatos e a terem uma maior compreensão de sua função enquanto líderes.
A partir do exposto, percebemos o quanto é importante a atuação de lideranças estudantis e como é grande a responsabilidade de um grupo gremista. Desejamos que a nova gestão do grêmio do Colégio Estadual possa fazer a diferença nos trazendo melhorias e cumprindo com cada promessa feita em sua campanha.

Marcilene Oliveira e Arlene Oliveira, 3º D

Nenhum comentário:

Postar um comentário